Cirurgia Bariátrica - Dra. Jeanne Debortoli

Cirurgia Bariátrica

Todos os dias recebo pacientes que necessitam da liberação do endocrinologista para a realização da cirurgia bariátrica – uma das estratégias utilizadas para tratamento de obesidade mórbida. Em alguns casos pode salvar vidas, porém há muito tempo foi banalizada e vem sendo realizada desnecessariamente.

O que sempre faço questão de esclarecer é que obesidade é doença crônica, que precisa de controle alimentar contínuo, aceite o fato! Não é simples, mas precisa de conscientização.

Com a cirurgia o paciente perde grandes quantidades de peso nos dois primeiros anos, porém, se não houver controle alimentar, o peso aumenta progressivamente… leia novamente: sem controle alimentar, o peso volta!

Então, eu te pergunto: se após um procedimento cirúrgico (que tem seus riscos) o paciente precisa de reeducação alimentar, por que não aprender a comer e evitar a cirurgia? Porque queremos tudo para ontem e sem esforço! Esse assunto é delicado e voltarei a falar a respeito, precisamos conversar mais sobre isso… deixe seu relato!

Compartilhe!

Quer receber dicas exclusivas? cadastre seu email